O MUNICÍPIO

A ECONOMIA

Euclides da Cunha Paulista, localizado a sudoeste do Estado de São Paulo, as margens do rio Paranapanema, na região conhecida como "Pontal do Paranapanema". Segundo dados colhidos pelo IBGE em 2016, soma uma população de 9.600 habitantes.

A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

José Joaquim Mano loteou parte de suas terras para o desenvolvimento do povoado, doando lotes para construção de igrejas, creches, escolas, etc. Da mesma forma, Mário Eduardo Ferreira também loteou parte de suas terras, doando terrenos para a construção de um Centro Comunitário e uma capela.

No início da década de 60, com a chegada da Companhia Camargo Correa, responsável pela construção do "Ramal de Dourados", da "Estrada de Ferro Sorocabana", foi montado um acampamento, localizado a 4 mil metros do local da atual cidade, que passou a ser denominada "Cacipore", que na língua Tupi Aruaco e Ianomâmi, significa chefe supremo, chefe da alma, espírito externo do corpo, alma espírito do defunto, parte externa do homem que não morre.

Em 15 de setembro de 1965, com a inauguração do "Ramal de Dourados", oficializou-se a fundação do povoado que passou a chamar-se "Porto Euclides da Cunha", em homenagem ao escritor carioca, pessoa conhecida e admirada por um dos fundadores, José Joaquim Mano.

Pelos avanços proporcionados a povoação e os serviços prestados, destacam-se os pioneiros Geraldo Dias, Manoel Ferreira dos Santos (Nenê Baiano), Urbano Judice, José Petronilio da Silva (Zé Preto), José Milton Dias Monteiro, Francisco de Oliveira (Chico Preto), Wilson Mário Roseiro Coutinho e Geraldo Mendes Ribeiro, que chegando com suas famílias construíram suas residências, abriram negócios e lutaram para que Euclides da Cunha Paulista se desenvolvesse.

O município foi criado pela Lei 6.645 de 9 de janeiro de 1990, publicada no Diário Oficial de 10 de janeiro de 1990, na página 01, sancionada pelo Governador do Estado, Orestes Quércia, desmembrando-se do município de Teodoro Sampaio.

A instalação do município deu-se em 1º de janeiro de 1993, com a instalação da Câmara Municipal, após eleições de 3 de outubro de 1992.

Av. Antonio Joaquim Mano, 02 - Centro
CEP 19275-000 - Euclides da Cunha Paulista - SP
© 2017 Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha - Todos os direitos reservados.
King Page - Fábrica de Software