QUANDO PROCURAR UMA ESF (ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA)?

Saúde - Sexta-feira, 28 de Abril de 2023


QUANDO PROCURAR UMA ESF (ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA)?

As unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) surgiram para reorganizar o sistema de Atenção Básica de Saúde, com o intuito de melhorar o acesso da comunidade à rede de saúde. São nas ESFs que ocorrem os acompanhamentos para uma visão ampla do quadro clínico do paciente e do seu histórico familiar, para melhorar o atendimento, o tratamento e principalmente a prevenção de doenças. As ESFs são a porta de entrada na rede Básica de Saúde.
A principal diferença entre as ESFs e as Unidades Básicas de Saúde UBS é a equipe multidisciplinar pela qual são compostas as ESFs, que devem contar com, no mínimo, um médico generalista ou especialista em saúde da família, um enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Os atendimentos acontecem de forma agendada e segmentada. São oferecidas consultas de saúde da mulher, saúde do idoso, puericultura (acompanhamento do bebê desde o nascimento até o primeiro ano de vida), pré-natal, saúde do homem, saúde integral, atendimentos odontológicos e também testes rápidos e curativos.
O horário de atendimento é de segunda a sexta das 7:00 às 11:00 e das 13:00 às 17h. Para fazer uma consulta é necessário levar apenas a carteirinha SUS e um documento com foto.

Município


Euclides da Cunha Paulista